-->

terça-feira, outubro 24, 2006



ECS 5- Weber
Os três tipos de dominação legítima

O texto de Weber apresenta três tipos de dominações legítimas, são elas:
Dominação legal: Onde o dominante submete-se ao dominador e as suas regras e imposições devido as suas necessidade de permanecer no mercado de trabalho. Ex: Na escola onde trabalho há determinadas regras impostas no qual eu tenho que me submeter, regras estas que servem para nortear o meu trabalho, onde o bom andamento do meu trabalho influenciará no trabalho dos meus colegas.
Dominação tradicional: Onde o dominador impõe regras em virtude da tradição de uma crença. Ex: Congrego em uma Igreja Evangélica que trás marcas e regras estabelecidas no século passado e em virtude da minha crença eu me submeto a esse tipo de dominação tradicional.
Dominação carismática: Caracteriza-se em virtude da devoção afetiva que o dominado tem pelo dominador. Acredito que um ex. seja o nosso aluno, ele tem um carinho tão grande e tão especial por nós que ele permite que “nós o dominamos” (não que esse seja o nosso objetivo), mas ele procura de alguma forma seguir nossas recomendações, pois se cria um grande vinculo de afetividade entre professor-aluno e aluno-professor.
Portando, conclui após a leitura indicada que...
Queremos nós querendo ou não, muitas vezes em nossas vidas temos que assumir o papel de dominado e em outras circunstâncias assumimos o papel de dominador. Seriamos utópicos demais pensarmos que não estamos inseridos em nenhum tipo de dominação legítima.


3 comentários:

BLOG DA PATTY disse...

Pois é,realmente tivemos uma visão bem diferente à respeito do texto de Weber. Mas acho tudo isso muito importante, essa diferença de idéias. Isso faz com que surjam quetionamentos e discussões à respeito. Gostei muito da tua colocação relacionando a tua escola. Tenho um pouco de dificuldade quanto à isso pois não estou atuando.Beijos...

Fabiana Sparremberger disse...

olá Paty adorei seu texto foi bem isso mesmo que eu entendi ao ler o texto das dominações. Parabêns pelo seu esforço!! :)beijos...

Evanice disse...

OLÁ! Patricia sou do polo de Alvorada. Os teus exemplos postados sobre os três tipos de dominação ficaram bem claros e objetivos.Parabéns pelas idéias,o teu trabalho ficou ótimo.
Um abraço Evanice.

Arquivo do blog