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sábado, outubro 07, 2006

Escola, Cultura e Sociedade:
Atividade 3:
1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?

A posição de Durkheim é contraditória ao que diz Stuart Mill! Stuart Mill apresenta a educação como um conjunto de fatos inter diversos e já Durkeim apresenta a educação como a conseqüência que esse conjunto de fatos inter diversos exerce no ser humano.

2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?

As duas ressaltas por Durkeim são: a finalidade da educação e o objetivo da educação.
Kant afirma que a educação tem por finalidade desenvolver o indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz. Durkeim questiona esta afirmação, apresentando as diferenças entre os seres humanos.
James Mill afirma que o objetivo da educação é fazer do indivíduo um instrumento de felicidade para si mesmo e para seus semelhantes. Durkeim por sua vez questiona os conceitos de felicidade e de vida.
Durkeim conclui essas definições apresentando o ponto fraco que é querer pressupor que há uma educação ideal, perfeita e própria para todos os homens.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?

Para definir a educação de acordo com Durkeim é preciso saber qual é a sua finalidade e qual é seu objetivo. O conjunto dessas respostas constitui a definição da educação.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?

De acordo com Durkeim os fatores que levam cada sociedade a fazer um homem certo e ideal é a procura de homogeneizar os seus membros, pois para Durkeim não existe sociedade sem que haja uma certa homogeneidade entre seus membros.

5. Segundo o autor, que função o "ïdeal" a ser realizado têm que suscitar na criança?

Na criança o ideal que tem que suscitar, segundo o autor é: um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensável a todos os membros; e certos estados físicos e mentais que o grupo social particular considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.

6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique?

Com a afirmação acima Durkeim conclui que as crianças ao nascer necessitam de certos parâmetros para poderem viver em uma sociedade e que cabe as gerações adultas prepará-las. Essa ação é chamada de EDUCAÇÃO.

7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?

A sociedade é formada pelos indivíduos e o conjunto de indivíduos formam a sociedade. “Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objetivo ou por efeito, comprimir o individuo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandece-lo e torná-lo criatura verdadeira humana”.

Observação: esta atividade foi realizada em dupla pois achamos que juntas teriamos uma melhor compreesão do texto.

2 comentários:

Roberta disse...

Pati!!
Realizar tarefa em dupla realmente é muito bom para fomentar discussões e resolver dúvidas. É muito importante criar grupos de trabalhos. Parabéns pela inciativa.
Conte comigo para tudo o que precisares.
Bom feriado!

Mara disse...

Patricia: Não há qualquer problema em que tenhas discutido o texto e realizado esta atividade de forma colaborativa.Com quem trabalhaste? Vocês concordam com as colocações de Durkheim?
Profª Mara Silva

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