quarta-feira, novembro 08, 2006
ECS-6
No decorrer da leitura do texto: “Os três tipos de dominação legítima” de Webber eu fui fazendo analogias com o ambiente que trabalho e pude perceber que:
Ser / estar x papéis
Trabalho em uma Escola de Educação Infantil, uma escola pequena com apenas três turmas, três professoras, uma diretora e uma auxiliar de serviços gerais, portanto é muito comum uma conhecer muito bem o trabalho da outra e por ser um grupo pequeno fica mais fácil de toda sentarem juntas e nortearemos trabalho que será realizado durante o ano letivo. Antes de começar o ano elaboramos o plano de estudo dentro do P.P.P e durante o mesmo, nos reunimos semanalmente para elaborarmos as aulas, portanto percebo que não existe dominações em relação dos conteúdos e métodos a serem trabalhados, mas acredito que de uma certa forma a “dominação” pelo fato de ser uma escola particular onde uma pessoa é a proprietária, onde os contratados tem que cumprir as regras estabelecidas pelo seu sistema de ensino.
Poder / hierarquia
O poder está nas mãos da direção, mas temos liberdade de fazer criticas sobre qualquer área da escola desde que tenhamos sugestões de como tornar o ambiente melhor. Percebo também que os pais se envolvem de forma ativa na educação de seus filhos, estando sempre atentos para tudo o que trabalhamos. Isso permite que façamos abordagens com os alunos tendo a convicção de que diretamente estaremos trabalhando com os pais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Pati!!
Tens sorte de trabalhar numa escola onde se pode sentar para conversar sobre o trabalho desenvolvido, onde se pode trocar idéias. Infelizmente há muitas escolas que não fazem esse caminho.
Abraços
Roberta
Postar um comentário